sábado, 12 de maio de 2012

Importância do xilema e do floema na planta

Xilema e o floema , são tecidos vasculares das plantas traqueófitas, ou seja, plantas portadoras de vasos que realizam o transporte de seiva nos organismos vegetais: pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, comunicando o sistema radicular às estruturas foliares, intermediada pelo caule.
O transporte de seiva bruta, constituída por água e sais minerais, conduzida pelo xilema, é realizado a partir da capacidade de absorção pelas raízes e distribuição para todo o restante da planta com destino essencial às folhas. Sua composição básica reúne elementos de vasos, elementos traqueais,
traqueides, fibras e células parenquimáticas.

Já o transporte de seiva elaborada, constituída por substâncias orgânicas sintetizadas na fotossíntese, tem sua condução pelo floema, partindo das folhas em direção aos demais órgãos, principalmente os de reserva energética (raízes e caule). É formado por: elementos de tubos crivados, células companheiras, fibras
esclerides e células parenquimáticas.

Esses vasos condutores, tanto nas raízes quanto nos caules, possuem a seguinte disposição: nas raízes os vasos ocupam a região do cilindro central, e no caule os vasos integram os feixes liberolenhosos, onde em ambos o xilema com posição mais interna e o floema mais externa, são produzidos por diferenciação do câmbio vascular. 



Xilema – Também designado por lenho ou tecido traqueano, especializado na condução de água e sais minerais desde a raiz até aos restantes órgãos das plantas, transporta a seiva xilémica ou seiva bruta (água e sais minerais) e é constituído por quatro tipos de células:
Elementos de vaso: células mortas com espessamentos nas paredes laterais de lenhina, o que lhes confere rigidez. A sua principal função é a condução de água e sais minerais.
Traqueídos: distinguem-se dos anteriores por possuírem perfurações.
Fibras lenhosas: células mortas muito longas e com paredes espessas. Têm função de transporte.
Parênquima lenhoso: constituído por células vivas de paredes celulares finas. Têm função de reserva.
Floema – Também designado por líber ou tecido crivoso é especializado no transporte de água e de substâncias orgânicas, resultantes da fotossíntese, desde as folhas até aos outros órgãos das plantas. Transporta a seiva floémica ou seiva elaborada (água, sais minerais e compostos orgânicos) e é constituído por quatro tipos de células:
Células do tubo crivoso: células vivas muito especializadas que se ligam-se entre si topo a topo, e cujas paredes transversais, com orifícios, constituem as placas crivosas. A principal função é a condução de água e substâncias orgânicas.
Células de companhia: células vivas que se situam perto das células dos tubos crivosos, com as quais estabelecem ligações citoplasmáticas.
Fibras liberinas: constituídas por células mortas com paredes espessas. A sua principal função é a de suporte.
Parênquima liberino: constituído por células vivas de paredes finas pouco diferenciadas. A sua função é de reserva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário